Como Crescer e Envolver seu Público na Rede Social

Construir um grande seguimento nas redes sociais é uma parte essencial de uma estratégia de marketing digital moderno para todas as empresas. 

Fazendo isso, você terá uma audiência para eventos e promoções, um canal de comunicação útil para o atendimento ao cliente e uma fonte vital de feedback para melhorar seu negócio e seus produtos.

Quanto maior for o seu acompanhamento, maior será a ajuda que as Mídias Sociais podem oferecer nessas áreas. É por isso que você precisa buscar ativamente o crescimento de seu público.


Como Crescer e Envolver seu Público na Rede Social

 

Aqui estão 5 maneiras de fazer crescer sua audiência nas mídias sociais.

 

#1 Ter um plano de redes sociais 

Ninguém assina uma conta de mídia social porque quer ver mais anúncios. Para construir um público e mantê-lo engajado nas mídias sociais, você precisa ser mais que um dono de uma banca de mercado digital gritando "as maçãs, compram suas maçãs" - você precisa de uma estratégia de conteúdo que dê ao público um motivo para permanecer interessado. Isto normalmente requer planejamento, não se preocupe, não tem que ser muito complicado, trata-se apenas de pensar em seus posts coletivamente e não individualmente. Você precisa se perguntar: como a história que estou contando nas mídias sociais está apoiando os objetivos narrativos da minha marca?

Você não deveria estar sempre pensando em vender seus produtos em seus posts, mas deveria estar sempre pensando se as pessoas que poderiam comprar meus produtos estariam interessadas nisto. 

Se você já está ativo nas Redes Sociais há algum tempo, pegue os posts que já postou, descubra quais funcionaram bem e classifique-os em categorias.

Se você ainda não começou, planeje o máximo de posts que puder e classifique essas ideias. O que você verá é que estes posts se encaixarão em um punhado de categorias: atualizações de produtos, tendências do setor, feriados nacionais, perguntas de clientes, etc.

Visto que você tenha trabalhado as áreas-chave que seu conteúdo explorará, é apenas um caso de estabelecer um cronograma e alternar entre estes temas. Ao definir seus tópicos com antecedência, você dá à sua mente um pouco de tempo para brincar com as ideias para os próximos posts. 

Se você fizer isso, seus posts melhorarão porque a estrutura adicionada e o tempo extra melhorarão a eficácia e a relevância de nossas ideias. Isso evitará a sensação paralisante de ser colocado no local que a elaboração de conteúdo à medida que você vai avançando muitas vezes cria.

Se você quiser aumentar seu público, você precisa postar conteúdo regularmente, e muitas vezes a parte mais difícil disto é manter o conteúdo interessante chegando. Passar por este processo de planejamento tornará isto muito mais fácil de se fazer. 

 

#2 Visual nas redes sociais

Visto que você tenha decidido sobre a narrativa de sua marca para as redes sociais, seu próximo trabalho é torná-la o mais envolvente possível. Nas redes sociais, não se trata apenas das palavras que você usa.

Se você der uma olhada nas páginas de redes Sociais de empresas, você encontrará muito mais do que apenas posts escritos: vídeos curtos, gifs, infográficos, memes para citar alguns.

O movimento nos vídeos chama a atenção, fazendo com que os posts de vídeo sejam intrinsecamente mais engajados em um feed do que apenas um texto. Você também precisa de textos escritos, mas deve estar sempre pensando em como pode tornar estes posts mais atraentes visualmente, combinando posts escritos com imagens envolventes vai obter muito mais cliques do que apenas texto simples.

Se você não tiver sua própria equipe gráfica, você deve considerar a compra de uma assinatura para um site de imagens de ações. Muitos desses sites permitem que você compre direitos de imagem por tão pouco quanto US$ 1 a $15 por imagem. Sharing Youtube e gifs também são uma ótima maneira de engajar os usuários. Conteúdos visuais relevantes, como infográficos, também são altamente compartilháveis. Especialmente se eles explorarem as tendências atuais das mídias sociais.

Tire proveito da percepção das tendências em seus canais de mídia social e ferramentas de monitoramento de marca para manter-se atualizado sobre essas tendências. 

 

#3 Participe da Conversa 

O conteúdo é o que atrai a atenção de seu público, mas é a resposta deles que cria o burburinho que fará com que ele se torne tendência. A Rede Social é um canal bidirecional - é chamada de Social Media por uma razão.

Você quer atrair novos seguidores através da criação de posts que recebem muitas ações e comentários. Uma grande parte de fazer isso é criar conteúdo que exige uma resposta e inicia uma conversa. Uma grande parte de fazer isso é postar conteúdo que faz uma declaração definitiva com a qual outros podem discordar.

Portanto, posts promovendo este artigo em Mídias Sociais não deveriam apenas dizer "aqui estão algumas dicas", mas dizer que pensamos que estas são AS MAIS IMPORTANTES dicas para o sucesso.

A maneira mais simples de acrescentar este elemento de conversa à maioria do conteúdo é acrescentar uma pergunta direta ao usuário pedindo-lhe para responder. Então o post de promoção deste artigo sobre social também poderia fechar dizendo "qual é a melhor maneira de construir um seguimento"? 

Você também pode acrescentar um elemento pessoal ao seu conteúdo para torná-lo ainda mais envolvente. Assim, se eu estivesse promovendo este artigo no LinkedIn, eu poderia postar um vídeo em minha Mídia Social pessoal falando sobre como a parte mais difícil do Social Media Marketing estava construindo um seguimento e como eu superei essas dificuldades.

Como a rede Social é uma conversa de duas maneiras, sua marca nem sempre tem que ser a iniciante. Muitas marcas monitoram suas mídias sociais e respondem a coisas interessantes e divertidas que seus clientes têm a dizer. Esta é uma ótima maneira de fortalecer seu seguimento e pode levar a um grande engajamento e interação. 

Um grande exemplo disto é o restaurante americano Fastfood Wendy's que, quando solicitado pelo cliente adolescente atrevido Carter Wilkinson

Surpreendentemente, Carter conseguiu obter os 18 milhões de retweets que pagaram várias vezes os custos dos nuggets em termos de buzz de relações-públicas e expansão de alcance. Este é um grande exemplo de porque responder aos comentários e perguntas dos clientes é uma das formas mais importantes construir um acompanhamento e uma conexão nas mídias sociais.

Quando os seguidores reagem ao seu conteúdo, eles lhe enviam um forte sinal de interesse. Assegure-se de não desperdiçar esta conexão falhando em demonstrar sua apreciação. 

 

#4 Use seus concorrentes para ajudar você a alcançar um público maior. 

Se você ainda não encontrou este público, o melhor lugar para começar é com sua concorrência. Você pode pensar que não tem nenhuma concorrência, que seu negócio é único. 

Tenho certeza de que seu negócio é especial, mas deve haver outros negócios por aí vendendo os produtos que você vende e alguns deles terão uma estratégia de mídia social que melhorará a sua. 

Talvez eles estejam publicando artigos de publicações que cobrem tópicos atuais que também deveriam explorar ou trabalhando com influenciadores que também podem estar interessados em rever seus produtos. As mídias sociais são um tesouro de ideias e exemplos do que funciona e do que não funciona antes que você tente reinventar a roda para ver o que sua concorrência está fazendo.

Ferramentas de monitoramento social como as oferecidas no rankingCoach, permitem que você acompanhe as atividades de múltiplos concorrentes, economizando tempo e garantindo que você não perca nenhuma grande ideia que irá expandir seu seguimento. 

 

#5 Encontre seu nicho 

A agência 3BF acredita que construir um negócio de sucesso hoje em dia é tudo sobre encontrar e servir "o menor mercado que pode sustentar você, o menor mercado que você pode servir adequadamente". Em nenhum outro lugar é mais importante do que o Social Media Marketing.

Um dos maiores erros que as PMEs cometem quando assumem seus negócios nas Mídias Sociais é o fato de estarem indo muito longe. Quando você estiver apresentando uma estratégia de conteúdo para a mídia social de seu negócio, tenha sempre em mente um público alvo.

Independentemente do que você vende, haverá um público de pessoas entusiasmadas com seus produtos. Use todas as outras cinco dicas acima para encontrar e servir esse público e você logo encontrará um público totalmente novo interessado em todas as grandes coisas que você tem a oferecer.

 

Assuma o controle de suas redes sociais
Os recursos de Monitoramento de Redes Sociais da Agência 3BF mostram tudo o que acontece nas Mídias Sociais que impactam seu negócio.

Acompanhe a concorrência, observe as tendências e acompanhe as menções de sua marca nas Mídias Sociais e na Internet.

Em seguida, responda rápida e facilmente a estes eventos usando o App. Comece hoje mesmo a gerenciar suas Mídias Sociais.

Se você deseja crescer seu público nas redes sociais e trazer resultados cada vez maiores, a 3BF Agência Marketing Digital tem a solução certa para você.

Aqui você conta tanto com serviços de planejamento e conteúdo para redes sociais como também criação de sites profissionais, quanto com a otimização de sites para os mecanismos de busca.

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Solicite um contato agora mesmo para tirar todas as suas dúvidas, estamos ansiosos para te ajudar! 

Baixe ebook grátis

Ganhe uma mentoria ‘online’ de MARKETING DIGITAL para o seu negócio totalmente gratuito!

Vamos ajudar você a aumentar suas vendas e conquistar mais leads!

Clique no botão abaixo e responda a entrevista, assim você pode ganhar uma hora de mentoria gratuita de Marketing Digital para seu negócio, que vai ajudar a expandir suas vendas. Para garantir sua mentoria é necessário preencher todo formulário da entrevista e enviar. Assim nossa equipe irá analisar seu perfil e em breve entrará em contato com você.

No Internet Connection
Web Analytics