Quais as principais técnicas de marketing digital para posicionamento em 2021?

O marketing digital é uma das ferramentas mais importantes para as empresas neste ano. Devido aos eventos recentes, houve uma migração dos negócios físicos para o digital no mundo todo, acarretando mais concorrência por posições no Google.

Portanto, se já era difícil ficar bem ranqueado antes, agora a tarefa está um pouco mais árdua.

Todas as estratégias de marketing digital seguem uma receita: estudar o público-alvo, criar personas, encontrar palavras-chave e realizar ações de marketing na internet. Porém, esse é o “arroz com feijão”, e somente esse fluxo de trabalho não vai ajudar muito.

Neste post, vamos apresentar algumas técnicas poderosas para melhorar o posicionamento de sua empresa. 

Não deixe de ler até o final!

3businessman analyzing company financial report with augmented reality graphic

Escolha boas palavras-chave (KW)

Se você quer ganhar posição, primeiro precisa estabelecer onde quer ser visto. Afinal, projetos sem objetivo não costumam funcionar nos meios digitais.

O primeiro passo é escolher boas palavras-chave, que vamos chamar de KW (Keywords). Vamos supor que você fez o estudo de público-alvo, assim como já tem algumas personas montadas, ok?

Com o auxílio do Google Keyword Planner, você deve explorar as KWs relacionadas ao seu nicho. Seu intuito é encontrar aquelas que possuem um bom número de buscas, ao passo que não são muito competitivas.

Sempre que possível, dê preferência para as long tail, ou seja, KWs mais específicas e maiores. Elas não costumam ter muitas buscas, mas é quase garantido um bom ranqueamento para elas.

Ao invés de tentar ranquear para “blusa de frio”, opte por “blusa de frio feminina moletom”.

Conteúdo relevante para sua persona

A melhor maneira de ganhar posicionamento é através de conteúdos relevantes.

Em resumo, seu objetivo é atender as demandas de seu público-alvo, seja lá quais forem.

Retornando ao exemplo da blusa de frio, o blog de sua loja deve criar conteúdos sobre esse tema. Explicar e comentar sobre quais são os melhores materiais para blusas, as melhores marcas, os estilos e a moda atual.

Vale lembrar que conteúdos adicionais também são importantes. Os usuários que procuram por essa KW são em maioria mulheres que querem o produto para si. Portanto, existem vários conteúdos que podem agradar esse público.

Marketing digital requer link building

Os mecanismos de busca, principalmente o Google, adoram link building.

A filosofia desses mecanismos é entregar a melhor resposta para a pergunta feita em sua barra de perguntas. Isso significa uma resposta completa que, por natureza, não pode ser entregue em um único conteúdo.

É daí que vem a necessidade de link building.

Da mesma forma, quando um site recebe backlinks de qualidade, é como se terceiros validassem o conteúdo contido nele. Portanto, o mecanismo vê isso como extremamente benéfico, e melhora o posicionamento da página.

Vamos explorar um pouco mais esse tema.

Links internos

Os links internos, como o próprio nome já diz, são aqueles que apontam de uma página para outra, em um mesmo site.

Eles são poderosos quando bem utilizados, e ajudam no ranqueamento de suas páginas.

A estratégia mais comum consiste em um conteúdo pilar e demais conteúdos complementares. Dessa forma, os temas abordados no conteúdo pilar são enriquecidos pelos demais conteúdos, tornando a estrutura muito rica.

Vale lembrar que os conteúdos complementares devem apontar para o pilar, pois eles também atraem usuários dos mecanismos de busca.

Links externos

Os links externos são aqueles que fazem a ponte entre seu site e o de terceiros. Portanto, tanto apontar quanto receber apontamentos de outros sites é muito importante para o posicionamento.

Algumas pessoas têm preconceito quanto a criar links para outros sites. Elas acham que estão fazendo um favor a eles, quando na verdade ambos se beneficiam da ação. 

De fato, é uma troca de mão dupla: seu conteúdo fica mais rico, e outro site recebe mais tráfego.

Usabilidade e experiência de usuário

Você já reparou como é gostoso navegar nos sites modernos? Temos a impressão de que é fácil ir de um lugar a outro, assim como encontrar o que queremos.

Essa facilidade de navegação é conhecida como usabilidade, e as sensações que temos, quando em contato com o site, são  chamadas de experiência de usuário.

O Google deixou claro que ambas são métricas de peso para o posicionamento. Dessa forma, escolher um bom design para seu site, além de deixá-lo mais bonito, também melhora sua posição nos mecanismos.

Tráfego pago nos mecanismos de busca

Por fim, temos o tráfego pago, um método em que trocamos dinheiro por posicionamento nos mecanismos de busca.

No caso do Google, uma campanha de tráfego pago vai colocar seu site, para um dado conjunto de KWs, lá em cima, na área de anúncio. Isso é ótimo para novos negócios, ainda mais quando falamos em e-commerce.

Porém, esse mecanismo requer um público-alvo em mente para funcionar bem, dado que você precisa configurar seu anúncio.

Gostou dessas técnicas de marketing digital? Compartilhe com seus amigos!


Quer saber mais sobre as nossas soluções? Solicite um contato agora mesmo para tirar todas as suas dúvidas, estamos ansiosos para te ajudar! 

Baixe ebook grátis

Ganhe uma mentoria ‘online’ de MARKETING DIGITAL para o seu negócio totalmente gratuito!

Vamos ajudar você a aumentar suas vendas e conquistar mais leads!

Clique no botão abaixo e responda a entrevista, assim você pode ganhar uma hora de mentoria gratuita de Marketing Digital para seu negócio, que vai ajudar a expandir suas vendas. Para garantir sua mentoria é necessário preencher todo formulário da entrevista e enviar. Assim nossa equipe irá analisar seu perfil e em breve entrará em contato com você.

No Internet Connection
Web Analytics